Conteúdos

Encontre o cão ideal para você!

Encontre a raça e perfil que deseja

Saiba mais detalhes sobre sua raça preferida e faça o teste para saber qual melhor se encaixa no seu perfil. Marque as opções que lhe agradam e saiba tudo sobre a raça.

Selecione a área de criação:

pequena

média

grande

AVANÇAR
ALIMENTAÇÃO
O crescimento harmonioso do filhote e a manutenção do animal adulto, dependem de uma alimentação equilibrada e adaptada às necessidades específicas da espécie e da raça de cada animal, e em nenhuma hipótese os animais devem comer como seus donos, pois possuem necessidades diferentes à dos homens e certos produtos podem trazer problemas para os animais.
O fornecimento da alimentação mais adequada ao seu animal de estimação, está relacionada a idade, tamanho, raça, nível de atividade e estado fisiológico.
A dieta deve atender a todas as necessidades nutricionais do animal, sem qualquer deficiência ou excesso, à fim de garantir saúde, disposição e longevidade.
Água limpa e fresca deve estar disponível em tempo integral.
 
HIGIENE
Hoje em dia, cães e gatos têm um contato muito próximo com seus donos, por isso é muito importante o cuidado com a higiene deles. Dessa forma, cuidará da saúde de seu animal e de toda a família. 
Todo cão ou gato deve receber banhos regularmente. Para os gatos, banhos a cada dois ou três meses são suficientes. Já para os cães, o que definirá a frequência dos banhos é a textura e o tamanho dos pelos. Cães com pelos curtos deverão ser banhados apenas quando estiverem aparentemente sujos, enquanto animais de pelos longos poderão ser banhados a cada dois meses. Fiquem atentos às exceções, pois algumas raças têm particularidades que devem ser respeitadas. Um exemplo é o Pastor de Shetland que, pela manutenção da oleosidade da pele, deve ter a frequência de banhos aumentada para três meses, apesar dos longos pelos.
Para os banhos utilizar produtos veterinários específicos a esse fim, uma vez que o pH da pele do cão é diferente da do homem.
Escolha os horários mais quentes do dia e seque bem seu cãozinho após o banho.
 
SAÚDE
Embora a saúde de seu animal dependa da alimentação e higiene que lhe é dada, é também de grande importância que ele tenha um acompanhamento veterinário, pois os animais são susceptíveis a várias doenças (parvovirose, cinomose, coronavirose, hepatite infecciosa, leptospirose, parainfluenza, adenovírus) que são facilmente prevenidas desde que sejam tomados os devidos cuidados desde a idade inicial.
 
 
POR QUE ALIMENTAR COM ALIMENTO INDUSTRIALIZADO
 
VANTAGENS PARA SEU CÃO E/OU GATO
1- Nutrição completa e balanceada;
2- Ficará mais bem disposto;
3- Pelagem mais bonita;
4- Ossos mais fortes;
5- Maior vitalidade e energia;
6- Dentes mais fortes e limpos.
 
VANTAGENS PARA VOCÊ
1- Fácil de armazenar;
2- Prático de servir;
3- Fezes mais firmes, fáceis de limpar e com menos odor;
4- Economia de tempo e dinheiro comparado ao alimento feito em casa.
INICIAR O ADESTRAMENTO
Quando mais cedo iniciar o adestramento, mais fácil será sua aprendizagem. O melhor é iniciar após sua vacinação, assim seu cão estará protegido contra doenças.
 
TEMPO DE ADESTRAMENTO
Não se tem um tempo determinado para o adestramento de um cão, pois existem diversos fatores que influenciam no adestramento, como idade, raça, treinador, e o próprio dono.
 
ENSINANDO A SENTAR
 
1º Passo:
Com um pedaço de petisco, posicione na frente de seu cão na altura do focinho e lentamente levante sua mão na altura de seus olhos. Não levante demais, pois poderá induzí-lo a pular. Vá levando a mão a frente induzindo-o a afastar e consequentemente a sentar.
Se ele sentar entregue o petisco a ele. Nessa hora não se deve pronunciar a palavra senta pois ainda ele não assimilou o comando. Repita várias vezes o comando até que ele assimilar bem.
 
2º Passo:
Após a assimilação do comando é hora de alternar entre petisco e somente o gesto, repetindo o primeiro passo. Quando ele sentar e você estiver sem o petisco na mão, traga o petisco e entregue a ele.
 
3º Passo:
Agora que o cão já está sentando com o comando gestual, insira o comando oral.
Ao mesmo tempo em que você realiza o gesto, diga "senta", após várias repetições diga "senta" sem o gesto e se ele sentar, dê-lhe um petisco e faça festa. Se ele não entender repita o exercício até que ele associe.
 
Observações:
Uns dos erros mais comuns que os donos cometem é de repetir várias vezes o comando ("Senta Rex, Senta,Senta Rex"...), onde este deve ser pronunciado uma única vez ("Senta" ou "Senta Rex"). O cão deve sentar logo após o comando. Caso ele demore para sentar ou senta muito devagar, deve-se retomar os exercícios e treinar mais um pouco.
Não se tem um tempo determinado para o adestramento de um cão, pois existem diversos fatores que influenciam no adestramento, como idade, raça, treinador, e o próprio dono.
OTITE CANINA
Se o cão coça demais o ouvido, ou balança demais a cabeça, pode ser que ele tenha otite (dor de ouvido).
 
SARNA
Depende do tipo que acomete o cão, mas geralmente se manifesta com áreas alopécicas de muita coceira (prurido).
 
DERMATITES
São um dos principais motivos da visita ao veterinário. Geralmente causam bastante prurido, incomodando bastante o animal, podendo ser causada por agentes químicos, fungos, bactérias e ácaros.
 
DAPP
Dermatite por alergia a pulgas. Pode acometer o cão, se este tiver alergia às picadas de pulgas. Geralmente o local fica irritado com áreas alopécicas (queda de pêlo).
 
HEMOPARASITOSES
São "germes" que parasitam o interior das células sanguíneas, destruindo-as.
 
GASTROENTERITE
As gastroenterites geralmente acometem os cães jovens e pode ter como agente etiológico vírus, bactérias ou vermes, sendo que estes agentes podem agir isoladamente ou em conjunto. A gastroenterite pode ser hemorrágica, que se manifesta por vômito e diarréia com sangue. O animal desidrata-se rapidamente, podendo ir a óbito. Algumas DAINES (Drogas Anti-inflamatórias Não Esteróides) podem ocasionar gastroenterites no cão e no gato. Esses medicamentos só devem ser utilizados sob prescrição médica veterinária.
 
PULGAS E CARRAPATOS
Esses parasitas acometem cães e gatos, podendo também, além do incômodo, serem vetores de algumas doenças. Seu controle baseia-se no medicamento correto, forma e freqüência de aplicação.
 
VERMES INTESTINAIS
São vermes que parasitam o intestino do cão. Para o seu controle existem drogas que são eficazes para uma vasta gama destes vermes. Seu controle também depende da dose e freqüência de uso.
ALIMENTAÇÃO
Normalmente para raças pequenas, o cão chega a fase adulta em média aos 12 meses de idade. Já raças maiores, essa fase vai até 18 meses de idade. Antes de realizar a troca da ração de filhote para a adulta, consultar sempre o veterinário.
 
BANHO
O primeiro banho pode ser dado após 60 dias de vida.
Normalmente um banho por semana nos dias de verão, utilizando água morna, sabão neutro ou de coco ou se preferir hoje em dia existem produtos específicos para animais, como shampoos, entre outros. No inverno, recomenda-se que o banho seja dado uma vez por mês.

SpecialDog - Fazemos com Carinho Alimentos de Verdade!