A Special Dog sabe da importância de ajudar a sociedade através do bom exemplo no meio em que está inserida.

Por isso, a empresa preza pelo crescimento e desenvolvimento de campanhas e projetos socioambientais. A prática da cidadania é estimulada entre nossos colaboradores e parceiros, visando expandir a contribuição que a comunidade requer nos aspectos cultural, esportivo, social e ambiental.

Projetos de Preservação Ambiental
Semana da Sustentabilidade
Projeto Guarda Chuva

meio ambiente

A Special Dog busca apresentar práticas que contribuam para a prosperidade da sociedade e do meio ambiente, através da mudança positiva de comportamento das pessoas.

O Departamento de Desenvolvimento Sustentável foi criado nos conceitos do capitalismo consciente, motivado pelo planejamento estratégico: Pensando Além. Fazendo Mais.

Sistema de Compostagem: Todo resíduo orgânico gerado por nosso refeitório vai para a compostagem e é, através de um processo de decomposição natural, transformado em adubo. Para fechar o ciclo sustentável, esse adubo é utilizado nas hortas da empresa que, por sua vez, abastecem o refeitório com hortaliças. Dessa forma, deixamos de enviar mais de 25 toneladas de resíduos para aterros.
Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes Aplicamos o conceito de Economia Circular, promovendo a reutilização e/ou reciclagem de 96% de nossos resíduos sólidos. Quanto aos efluentes, são devidamente tratados em nossa moderna estação de tratamento de efluentes (ETE) através de processos físico-químicos e biológicos, alcançando 95% de eficiência. Trabalhamos constantemente a redução na geração e a melhora nos indicadores através da conscientização e da aplicação de novas tecnologias nos processos.
Semana da Sustentabilidade: Mais do que uma prática, sustentabilidade é, para nós, um valor. Assim, buscamos constantemente manter nosso público interno, nossos colaboradores, atualizados ao tema. Durante a Semana da Sustentabilidade, realizada anualmente, educamos e inspiramos, através de workshops, palestras e treinamentos, nossa equipe a continuar engajada nesse propósito.
Campanha de Coleta de Óleo de Cozinha Usado: Além de redução dos impactos ambientais decorrentes do incorreto descarte desse resíduo, a empresa tem o objetivo de transformar nossos colaboradores em agentes de conscientização através de seu engajamento com suas famílias e na comunidade. Já arrecadamos mais de três toneladas de óleo.
Campanha de Coleta de Pilhas e Baterias Usadas: Em parceria com a Prefeitura Municipal de nossa cidade, disponibilizamos coletores em escolas, prédios públicos e pontos comerciais para arrecadação de pilhas e baterias usadas. Já foram destinados corretamente mais de 1.000 kg desse material.
Projetos de Preservação Ambiental Apoiamos a ONG Rio Pardo Vivo em projetos de preservação ambiental. Através do plantio de árvores e recuperação de nascentes, buscamos garantir a oferta de água aos afluentes do Rio Pardo. Foram mais de 10.000 árvores plantadas e 10 milhões de sementes dispersadas através de ultraleve.
Projeto Guarda Chuva: Através da captação, armazenamento e utilização de água de chuva, evitamos o consumo de aproximadamente 400.000 litros de água potável por mês. São mais de 3,5 km de tubulações que ligam os tanques de armazenamento (1.500.000 de litros de capacidade) aos pontos de consumo, como lavadores de caminhões, áreas de irrigação, pátios externos e bacias sanitárias.
Nossa grande paixão são os animais. A Adote Novos Amigos é uma iniciativa da empresa para transmitir esse amor através de um trabalho de conscientização sobre a adoção de cães e gatos abandonados, incentivando o cuidado e carinho com nossos amigos pet. Através desse projeto, desenvolvemos parcerias com algumas ONGs de trabalho sério e confiável e realizamos doações regulares de alimento Special Dog para essas instituições. Há diversos animais apenas esperando uma chance.

apoio à cultura e ao esporte

O amanhã ideal para todos é construído hoje através da formação de nossas crianças, e nós trabalhamos para fazer dessa ideia uma realidade. Por isso, além das causas sociais e ambientais, apoiamos projetos voltados à cultura e ao esporte, realizados através das leis de incentivo, como PAC, PIE e Lei Rouanet. Nosso principal objetivo é trabalhar na formação de crianças e jovens através de oficinas, escolinhas e projetos voltados para educadores, pois acreditamos que um futuro melhor começa na infância.

Atualmente, o Centro Cultural Special Dog conta com cerca de 500 alunos matriculados em aulas de instrumentos musicais como flauta doce e transversal, violino, viola de arco e viola caipira, violoncelo, piano e bateria.
Além das aulas coletivas de musicalização infantil, alfabetizar cantando, corais infantil, juvenil e adulto, percussão e camerata de violões, além de formação inicial de orquestra de cordas, composta por alunos e professores do projeto.
Durante os quatro anos de existência, mais de mil pessoas, entre adultos e crianças, já se beneficiaram os cursos disponibilizados pelo Centro Cultural Special Dog.
Entre as atrações já oferecidas gratuitamente à população de Santa Cruz do Rio Pardo estão:

Cantata de Natal – um musical que envolve alunos de canto do coral infantil, jovem e adulto do Centro Cultural e também do projeto “Circênico” que atrai milhares de pessoas de toda a região de Santa Cruz do Rio Pardo.
Agnus Dei – um emocionante espetáculo de música sacra que reuniu 65 vozes do coral adulto do Centro Cultural Special Dog. Grito de Carnaval – marchinhas de carnaval apresentadas pelos alunos e professores do Centro Cultural.
Festival Cultural de Inverno – evento com diversas atrações musicais, além de praça de alimentação e bazar beneficente.
Musical Revoada – espetáculo que surgiu por meio das letras de músicas brasileiras que falam sobre pássaros, desde suas histórias, cantos e mitos, até a inspiração poética de seus compositores.
Orquestra Sinfônica Heliópolis e Coral da Gente – Patrocinado pela Special Dog e com apoio do Proac (Programa de Ação Cultural), este grupo musical do Instituto Baccarelli e regido pelo renomado maestro Isaac Karabtchevsky.
Photo Truck – este projeto leva alunos de escolas públicas e interessados no assunto para uma viagem pelo universo da fotografia, que também foi patrocinado pela Special Dog com apoio do Proac.
Além de tudo isso, o Centro Cultural Special Dog faz apresentações musicais regulares com alunos e professores, abriga exposições de artes, realiza desfiles e ações beneficentes durante o ano todo para a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo e região.

Turminha Special Dog

O projeto Gibi Turminha Special Dog busca contribuir para a prosperidade da sociedade por meio da educação socioambiental e aposta na mudança de comportamento através da sensibilização e conscientização.
A cada edição, o gibi beneficia 15 mil crianças de escolas públicas e privadas de nove municípios da região de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), onde fica a Special Dog. Os gibis contêm histórias de um conjunto de personagens que abordam com questões como bullying, animais em extinção, gestão de resíduos, respeito aos idosos, entre outros.
Os personagens tratam de problemas e de soluções que valorizam a mudança de atitude. Jogos como caça-palavras e cruzadas reforçam a mensagem.
Bem cuidado no conteúdo e na forma, nosso gibi é semestral. Além da distribuição nas escolas do entorno da Special Dog, o material também chega a outras 20 mil crianças da nossa rede de clientes em sete estados brasileiros.